Renato Cunha
Pratos do Chef
Galinha Mourisca
Galinha Mourisca é um prato tradicional do Minho e de Vila Nova de Famalicão em particular. A receita com séculos de história vem documentada no mais antigo livro de cozinha conhecido em Portugal, o Livro de Cozinha da Infanta D. Maria (século XVI), n’ Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues (1680) e também n’ O Santo da Montanha de Camilo Castelo Branco, que viveu 30 anos da sua vida em Vila Nova de Famalicão. O Chef Renato Cunha é um exímio executante desta receita e um acérrimo defensor da sua promoção enquanto prato oficial da sua terra natal.
Produtos utilizados
Galinha raça amarela
Também conhecida por galinha minhota, deve o nome à coloração amarelada da sua plumagem.
A galinha amarela, uma espécie autóctone que os minhotos salvaram do esquecimento (e da extinção). Também conhecida por galinha minhota, deve o nome à coloração amarelada da sua plumagem e é reconhecida, entre outros atributos, pela qualidade da carne e dos ovos. É pois especialmente saborosa para receitas tradicionais como o arroz de cabidela, folares e pão de ló.
Regiões
Porto e Norte
A cidade que deu o nome a Portugal, quando em 200 aC se designava de Portus Cale, vindo a tornar-se a capital do Condado Portucalense, o Porto é a segunda cidade mais populosa do país. Classificado como Património Cultural da Humanidade, no seu centro histórico é possível provar a verdadeira gastronomia do Norte – das tripas ao mundialmente famoso vinho do Porto -, enquanto desfruta da vista brilhante sobre o Douro.