
José Rocha
Pratos do Chef

Pudim de sopas de “cavalo cansado” e suas pêras borrachonas do Oeste
Para criar esta sobremesa misturaram-se em iguais porções as ideias da Maria e do Zé Paulo e assim nasceu esta receita que mais não é do que o casamento feliz de duas receitas muito apreciadas pelo chef, as sopas de cavalo cansado e peras bêbedas.
Produtos utilizados

Pêra Rocha
Na cozinha é especialmente apreciada pela sua doçura e por isso é frequente vê-la mencionada nas cartas de sobremesas.
A pêra rocha é uma das rainhas dos pomares do Oeste. Eis a pera Rocha do Oeste, produto DOP que se distingue das demais variedades de pera pela sua polpa branca, macia, granulosa, doce, aromática e sumarenta. À vista, o seu principal traço distintivo é a casca amarelada polvilhada por pequenas manchas acastanhadas, a chamada “carepa” que lhe é característica. Este é, segundo números da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, o quarto fruto mais consumido em Portugal, e também um dos nossos “embaixadores” lá fora, já que 60% da produção tem como destino a exportação. Na cozinha é especialmente apreciada pela sua doçura e por isso é frequente vê-la mencionada nas cartas de sobremesas.
Regiões

Centro
O centro de Portugal é a prova de que é no meio que está a virtude (ou, neste caso, as virtudes). Da montanha mais alta de Portugal Continental, às maiores ondas do mundo, sem esquecer um inestimável património monumental e humano, há de tudo um pouco. Aldeias de xisto, castelos que parecem saídos de contos de fadas, uma das universidades mais antigas da Europa e até uma Veneza à Portuguesa.