João Sá
Pratos do Chef
Couve, pimentão e trigo sarraceno
Três couves – coração, lombarda e couve chinesa. A primeira, grelhada com massa de pimentão, couve chinesa em conserva (tipo kimchi), por cima destas couve-lombarda, cozida com ervas aromáticas e azeite, polvilhada com trigo sarraceno para dar um contraste de textura. Muito melhor do que a descrição permite imaginar…” As palavras pertencem a Paulina Mata do blog Assins e Assados e, como diz a própria, não fazem jus à criação do Chef João Sá.
Produtos utilizados
Couve
A couve portuguesa é uma das variedades mais apreciadas no nosso país, sendo outras a galega, a lombarda e a coração.
Consumidas desde os tempos pré-históricos, as couves sempre tiveram um papel preponderante nas hortas europeias sendo, além de nutrimento e sustento de muitas famílias, também utilizadas a nível medicinal. A couve portuguesa tem uma série de valiosas propriedades nutricionais que incluem alto indíce de Vitamina C, ferro, cálcio, magnésio, iodo e potássio, entre outros, e é rainha nas receitas tradicionais como a Feijoada, o Cozido à Portuguesa e o Caldo Verde.
Regiões
Lisboa
Beijada pelo Tejo que reflecte a sua imensa luz, esconde em sete colinas mil e um encantos. O som dos eléctricos, os pregões dos mercados, o marulhar do rio e o trinar da guitarra portuguesa. Os desenhos intrincados da calçada portuguesa, os arabescos das fachadas manuelinas, os campanários das igrejas e o casario a trepar pela encosta do castelo. Exótica, cosmopolita, clássica e moderna; poucas cidades têm tanto mundo quanto Lisboa.