Humberto Alonso – O Gaveto
Pratos do Chef
Lampreia à Bordalesa
Há várias formas de cozinhar lampreia, mas só duas disputam o lugar cimeiro do top de preferências: a lampreia à bordalesa e o arroz de lampreia. n’O Gaveto, o chef Humberto Alonso é especialista em ambas. A lampreia usada pel’O Gaveto é apanhada pelos pescadores mais experientes dos rios Minho e Lima.
Produtos utilizados
Lampreia
A sua aparência pode não ser a mais atractiva mas compensa em sabor, asseguram os apreciadores de lampreia.
O ciclóstomo vive nos rios e mares e é capturado quando, nos primeiros meses do ano, começa a época de desova. O Lima e o Minho são dois rios onde a pesca da lampreia é forte e o Minho talvez a região onde o petisco tem mais tradição. A época vai de janeiro a abril e é responsável por verdadeiras peregrinações de apreciadores aos restaurantes mais típicos para uma petiscada.
Regiões
Porto e Norte
A cidade que deu o nome a Portugal, quando em 200 aC se designava de Portus Cale, vindo a tornar-se a capital do Condado Portucalense, o Porto é a segunda cidade mais populosa do país. Classificado como Património Cultural da Humanidade, no seu centro histórico é possível provar a verdadeira gastronomia do Norte – das tripas ao mundialmente famoso vinho do Porto -, enquanto desfruta da vista brilhante sobre o Douro.