Rúben Santos
Pratos do Chef
Peixe Galo e açorda de ovas
Matosinhos é ponto de romaria das gentes do Norte (e não só) na hora de ir comer peixe e marisco e Ruben cresceu a fazer esta peregrinação. Um dos seus pratos favoritos é peixe galo e açorda de ovas e é justamente esse que aqui destacamos. Na sua versão deste clássico, Ruben Santos utiliza vários tipos de ovas para que o resultado final tenha texturas e processos distintos. A açorda é feita com ovas de peixe galo (o protagonista do prato), ovas de arenque que dão textura, ovas de polvo seco, para dar salinidade e umami. Tudo isto para que o peixe galo brilhe ainda mais, sublinha o chef.
Produtos utilizados
Peixe galo
Este peixe é reconhecido pela sua carne saborosa.
Baptizado de peixe galo por causa da forma das suas barbatanas, que lembra a crista de um galo, este peixe é reconhecido pela sua carne saborosa e pela quantidade e qualidade das suas ovas.
Regiões
Porto e Norte
A cidade que deu o nome a Portugal, quando em 200 aC se designava de Portus Cale, vindo a tornar-se a capital do Condado Portucalense, o Porto é a segunda cidade mais populosa do país. Classificado como Património Cultural da Humanidade, no seu centro histórico é possível provar a verdadeira gastronomia do Norte – das tripas ao mundialmente famoso vinho do Porto -, enquanto desfruta da vista brilhante sobre o Douro.