José Júlio Vintém
Pratos do Chef
O Cabrito e a Castanha
Num só prato José Júlio Vintém combina dois ícones gastronómicos deste pedaço do Alentejo: o cabrito e a castanha. Aqui o cabrito vem assado e escoltado por papas de milho, castanha frita e castanhas salteadas. Delicioso é dizer pouco.
Produtos utilizados
Castanha
Fruto dos castanheiros dos concelhos de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre, a Castanha de Marvão Portalegre DOP apresenta-se nas variedades Bárea, Clarinha ou Enxerta, e Bravo.
Destaca-se pela sua cor, que varia desde o castanho-escuro baço (variedade Bárea), castanho mais claro (Clarinha ou Enxerta) e castanho avermelhado brilhante (Bravo) e também pelo descasque que, como a cor, difere consoante a variedade. Mais do que assada no fogareiro em Dia de São Martinho, a Castanha de Marvão Portalegre DOP é protagonista de vários pratos típicos da região como a sopa de castanha ou o porco com castanha. No que toca ao seu valor nutricional, a DGS destaca: “Quando comparada com frutos secos, a castanha apresenta menor teor calórico, uma vez que é pobre em gordura (e a gordura que contém é essencialmente polinsaturada) e não contém colesterol. (…) É uma fonte de nutrientes, nomeadamente vitaminas, minerais e compostos químicos protetores das células. Das vitaminas presentes na castanha é de realçar a vitamina C, vitamina B6 e ácido fólico (….)”
Regiões
Alentejo e Ribatejo
Mais do que fruir a directa emoção dum lúdico passeio, quem percorre o Alentejo tem de meditar”, escreveu Miguel Torga. Meditemos, então, pois estamos no sempre encantador Alentejo! Terra de mar e serras, no meio está a sua virtude: a planície, donde vêm tão ricos produtos.