Rodrigo Castelo
Pratos do Chef
Fataça, nozes, pêra grelhada, barriga de malhado de Alcobaça e molho do assado
O Tejo deu a fataça (tainha, peixe-do-rio). De Alcobaça veio malhado (porco). Rodrigo Castelo agarrou num e noutro e celebrou um inesperado, mas muito feliz casamento.
Produtos utilizados
Tainha (Fataça)
É um dos peixes de rio mais apreciados em Portugal, no Ribatejo em particular, onde tem fama de ser das melhores.
Existem cerca de 70 espécies de tainhas na família dos mugilídeos, distribuídas pelas águas temperadas e tropicais de todo o mundo. Peixe que vive junto à Costa e sobe frequentemente os rios (sendo que há tainhas exclusivamente de água doce). Alimenta-se sobretudo no fundo, à base de algas, detritos orgânicos e pequenos organismos que habitam no lodo, é cobiçada em igual medida por pescadores comerciais e desportivos. A tainha fataça (Liza) é uma das tais 70 espécies, adapta-se a baixos níveis de salinidade, desloca-se em cardumes numerosos e alimenta-se praticamente de tudo. É um dos peixes de rio mais apreciados em Portugal, no Ribatejo em particular, onde tem fama de ser das melhores. Ao prato chega normalmente frita ou assada, mas há mais formas de a cozinhar, tudo depende da ousadia do chef!
Regiões
Alentejo e Ribatejo
Mais do que fruir a directa emoção dum lúdico passeio, quem percorre o Alentejo tem de meditar”, escreveu Miguel Torga. Meditemos, então, pois estamos no sempre encantador Alentejo! Terra de mar e serras, no meio está a sua virtude: a planície, donde vêm tão ricos produtos.