Leandro Araújo
Pratos do Chef
Ostras da Ria Formosa, gaspacho de algas e pepino
Ao fermentarmos o tomate com uma percentagem de sal vamos buscar a acidez que o gaspacho tradicional tem, e salinidade para acompanhar a ostra. Ao juntar “alface do mar” damos-lhe o toque a mar que lhe falta para complementar a ostra. Leva pepino fresco por cima e pó de kombu.
Produtos utilizados
Ostra
Entre mil e um outros atributos, a Ria Formosa tem o de ser um dos melhores berçários do mundo para ostras.
E o porquê é simples de explicar: é que além da qualidade da água, o clima quente e soalheiro também é propício a que os bivalves se desenvolvam melhor e mais depressa. Na verdade, boa parte das ostras que se criam na Ria Formosa nascem em território gaulês e crescem nestas águas para depois voltarem à casa de partida – ou não fossem os franceses os mais ávidos consumidores de ostras do planeta. A melhor forma de as saborear? Ao natural, com uma gota de limão (também há quem aprecie maracujá) e acompanhadas por um bom branco ou espumante.
Regiões
Algarve
O Algarve tem gosto de mar mas é muito mais do que as praias de águas tépidas e cristalinas que fazem capa de revista de viagem.É também as serras com vista de mar, os rios onde aves migratórias vêm beber no estio, as cascatas recônditas e as aldeias de pescadores que parecem ter parado no tempo