João Oliveira
Pratos do Chef
As laranjas do Algarve
Sim. É uma sobremesa. Ou melhor, uma pré-sobremesa, e um dos pratos assinatura do chef João Oliveira, que o acompanha desde que chegou ao Vista há seis anos. “Uma homenagem ao Algarve e às suas famosas laranjas”, a ideia é que o cliente colha a sua própria laranja da mini árvore e que a prove em várias formas: gel, mousse, caramelo, pão e até sumo texturizado. Curioso? Peça-a na próxima vez que estiver por Portimão. As mini árvores que o chef usa na apresentação desta pré-sobremesa são produzidas pela empresa local Citrina.
Produtos utilizados
Laranja do Algarve
A laranja do Algarve distingue-se pela sua casca fina, cor viva e brilhante, alto teor de sumo e doçura – fruto das muitas horas de sol do Algarve.
Produto IGP (Indicação Geográfica Protegida), está disseminado por quase todo o território algarvio, estando os pomares num sistema de proteção integrada, um sistema agrícola assente em boas práticas, como a gestão racional dos recursos naturais, e que privilegia a utilização de técnicas de produção amigas do ambiente para o controlo de pragas. Entre outros benefícios, destaca-se o seu elevado teor de vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, e também de ácido fólico. Ao natural, cristalizada, em sumos, compotas, bolos ou na confecção de algumas receitas como saladas ou molhos, a laranja presta-se a tudo! Uma dica: as laranjas mais pesadas são, tendencialmente, mais sumarentas.
Regiões
Algarve
O Algarve tem gosto de mar mas é muito mais do que as praias de águas tépidas e cristalinas que fazem capa de revista de viagem.É também as serras com vista de mar, os rios onde aves migratórias vêm beber no estio, as cascatas recônditas e as aldeias de pescadores que parecem ter parado no tempo