Carlos Afonso
Pratos do Chef
Açorda de Poejo
A gastronomia alentejana é a prova de que os ingredientes mais simples dão vida às receitas mais saborosas.Esta açorda de poejo do Chef Carlos Afonso , do Restaurante Frade confirma a frase anterior.
Favas com chouriço
Uma receita com sabores alentejanos feita por um alentejano de gema.
Produtos utilizados
Ervas aromáticas
Cheiram bem e sabem ainda melhor! Sem elas a cozinha portuguesa não tinha a mesma graça.
Salsa, orégão, coentros, cebolinho, tomilho, hortelã, manjericão, malagueta, alecrim, louro… Não tem fim a lista de ervas aromáticas que podem fazer toda a diferença na hora de trazer novos temperos aos seus pratos. Quais são as suas ervas aromáticas favoritas?
Fava
Com origem no Próximo Oriente, aonde existiam já em 7000 A.C, chegaram à Peninsula Ibérica pela mão dos Romanos.
Em cada vagem, há duas a quatro favas – as sementes, em forma de rim – que muitos de nós descascaram com as avós. No prato, casam na perfeição com chouriço e outros enchidos. Duas dicas preciosas na hora de escolher favas: a qualidade: escolha as vagens mais grossas, sem manchas escuras ou amareladas; – Quantidade: calcule que um quilo de favas (contando com o peso da vagem) deverá chegar para cerca de seis pessoas.⠀E sim, estas favas foram parar ao prato.
Regiões
Alentejo e Ribatejo
Mais do que fruir a directa emoção dum lúdico passeio, quem percorre o Alentejo tem de meditar”, escreveu Miguel Torga. Meditemos, então, pois estamos no sempre encantador Alentejo! Terra de mar e serras, no meio está a sua virtude: a planície, donde vêm tão ricos produtos.