António Loureiro
Pratos do Chef
Cordeiro, favas, chouriço, batata doce
Ingredientes tipicamente alentejanos às mãos de um chef minhoto. Resultado: Portugal no seu melhor! Cordeiro e Alentejo é o nome desta criação onde o cordeiro divide palco com raviolis de batata doce, favas com chouriço e creme de couve-flor e couve-flor crocante.
Produtos utilizados
Borrego
Borrego assado representa, a par com o cabrito (predominante mais a norte), uma das grandes tradições gastronómicas em épocas festivas.
Este é o protagonista do almoço de Domingo de Páscoa das famílias portuguesas, especialmente na região do Alentejo.
O borrego é a cria da ovelha antes de atingir a idade de cordeiro, isto é, é um animal com menos de um ano. Também conhecido por anho, a sua carne é uma óptima fonte de proteínas e vitamina B12. Borrego assado representa, a par com o cabrito (predominante mais a norte), uma das grandes tradições gastronómicas em épocas festivas.
Regiões
Alentejo e Ribatejo
Mais do que fruir a directa emoção dum lúdico passeio, quem percorre o Alentejo tem de meditar”, escreveu Miguel Torga. Meditemos, então, pois estamos no sempre encantador Alentejo! Terra de mar e serras, no meio está a sua virtude: a planície, donde vêm tão ricos produtos.