Se não bebe vinho tinto numa flute de champanhe porque é que haveria de beber uma pilsener num copo de pint?
As cervejas não são todas iguais e cada estilo merece um copo à sua medida. Eis alguns:
Pilsener
Alto e mais esguio na base do que no topo, é o copo mais comum em Portugal. É o eleito para cervejas leves e refrescantes ou do estilo pilsener.
Weizen
Em alemão weizen significa trigo e este copo é o ideal para cervejas de trigo. Porquê? Porque o topo alargado é perfeito para acomodar a espuma generosa deste estilo de cervejas.
Túlipa
Delicado, como a flor que lhe dá o nome, o copo tulipa apresenta uma pequena curva que fomenta a expansão dos aromas e a evolução da espuma.
Pint
Nos bares do Reino Unido e Irlanda usa-se a palavra pint para pedir nos pubs. Os copos foram padronizados e o pint acabou por se tronar no copo mais popular dos pubs europeus.
A escolha do copo certo para o tipo de cerveja é um dos sete passos fundamentais para um serviço perfeito. Sim, porque por muito boa que seja a cerveja, se mal servida perde boa parte da sua essência. Eis os sete mandamentos para uma cerveja “bem tirada”:
1) verifique a temperatura
2) escolha o copo adequado e certifique-se que limpo, seco e à temperatura ambiente
3) coloque o copo debaixo da torneira num ângulo de 45o
4) puxe o manípulo e, sem que a torneira toque no copo ou líquido, encha o copo até cerca de 3⁄4
5) endireite o copo e pare de servir quando a espuma alcançar o topo
6) Ponha o copo na mesa sobre uma base de copos
7) Depois de usado o copo deve ser lavado com sabão neutro e pendurado de cabeça para baixo para secar ao ar. Armazene num local seco, limpo e à temperatura ambiente.
Agora sim, saboreie a sua Bohemia!